R. Kellers 95 - São Francisco | Curitiba - PR | (41) 3224-2061 | (41) 3324-5421

Tahine: Conheça esse tempero que deixa a comida árabe ainda mais gostosa

symbol-banner-home
header-orientearabe-blog

Tahine: Conheça esse tempero que deixa a comida árabe ainda mais gostosa

Além de deixar a comida mais gostosa, o tahine é nutritivo

Quem gosta de comida árabe sabe que a variedade de receitas é muito grande. Há opções de pratos quentes e frios, além de chás e temperos marcantes que despertam todos os sentidos dos apaixonados pela comida típica.

Com uma origem muito antiga, a cozinha árabe possui técnicas de lidar com ingredientes e temperos de forma milenar. Desde os primórdios, os árabes possuem hábitos alimentares que envolvem trigo, cevada, tâmaras, carne, arroz e produtos derivados do leite.

Mas, um ingrediente em particular costuma surpreender o paladar, o Tahine. A pasta de gergelim é muito nutritiva, sendo rico em ômega 6 e ácido graxo – que ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Receitas

Aqui no Oriente, servimos alguns pratos com a deliciosa pasta de gergelim:

  • Babaganuch

A babaganuch é um antepasto feito a base de berinjela. A mistura pode variar um pouco de acordo com a região dos países árabes. No entanto, o que não pode faltar sempre na receita é a berinjela grelhada misturada com molho tahine, limão e alho.

Além do sabor especial, seu nome também carrega uma história. Em árabe, babaganuch quer dizer papai mimado. Esse significado vem de uma lenda em que diz que o pai seria um sultão sem dentes que só podia comer papas e adorava berinjelas.

Apesar de ser uma pasta, pessoas que têm todos os dentes não só podem consumir como adoram. No nosso cardápio, a pasta é servida com pão árabe, mas as opções de consumir o antepasto são infinitas. Algumas pessoas gostam de consumir junto com os pratos quentes, para dar um sabor diferente para a refeição.

  • Hommus

Sendo uma das receitas mais conhecidas do mundo árabe, a pasta de grão-de-bico é saborosa e nutritiva. Sua origem é desconhecida e muito disputada. Vários tentaram cravar a autoria da receita, mas não há evidências sobre tais teorias.

Os insumos usados na receita, grão-de-bico, alho, azeite de oliva, limão e tahine, estão disponíveis há muito tempo e também possuem forte valor nutritivo. O hommus é fonte de proteínas, fibras, ácido fólico, antioxidantes, cálcio e vitaminas B,C e K.

A mistura é perfeita para comer com pão sírio ou como acompanhamento dos pratos. Por aqui, ela pode ser servida individualmente com pão sírio, ou no nosso combo de pastas frias.

Oriente Árabe

O Oriente Árabe tem quase 50 anos de funcionamento e seu cardápio foi construído com base na tradição da culinária do oriente médio, vindo dos fundadores da casa NoriaHeraki Abdul Hak e Moukhles Jamil Abdul Hak, que nasceram na Síria.

Além do rodízio árabe, que é o carro chefe de casa e prestigia 20 pratos típicos da culinária, o cardápio conta com petiscos, sanduíches, especialidades árabes, couscous marroquino e ainda diversos combos.

Nas noites de sábado a casa celebra a cultura e apresenta bailarinas de danças do ventre que interagem com os clientes e proporcionam uma noite diferente e agradável sem custo a mais.

 

Leia também