Oriente Árabe e Curitiba: um caso de amor de quase 50 anos
Neste 29 de março de 2017, Curitiba comemora 324 anos de sua fundação. Claro que a história do Oriente começa muito depois disso, mas temos muito orgulho em estar em um dos pontos históricos dessa cidade que nos acolheu tão bem.
Para quem ainda não sabe um pouquinho mais sobre nós, senta que lá vem a história….
O Oriente Árabe tem suas raízes diretamente ligadas à Síria, da onde vieram Mohamed Moukhles Jamil Abdul Hak e sua esposa Noria Heraki Abdul Hak. Nascidos na cidade de Lataquie, eles chegaram ao Brasil no ano de 1950 desembarcando em São Paulo. Dez anos depois o casal veio para Curitiba e em 1969 inaugurou o Oriente Árabe, na Rua das Flores, com o objetivo de difundir a cultura e a culinária árabe. Desde o início a cidade acolheu muito bem a cultura e gastronomia árabe e pouco a pouco o restaurante foi crescendo.
Foi ainda o filho do casal, Faissal Abdel Hak, que trouxe outra inovação à frente do negócio antes de passá-lo a Fernando Portella, atual administrador. O Oriente Árabe foi o pioneiro em trazer apresentações de dança do ventre. As dançarinas eram trazidas de São Paulo para apresentar a dança típica, que ainda acontece nas noites de sábado na casa.
No ano de 2003 o Oriente Árabe mudou-se para seu atual endereço, no Largo da Ordem, coração do Centro Histórico de Curitiba. Ano após ano o restaurante vai se consolidando na história da gastronomia típica da cidade.
Hoje o Oriente Árabe faz parte de quase 50, dos 324 anos da cidade. Obrigado Curitiba por nos receber tão bem!