Entenda o significado das figurinhas do Instagram em homenagem ao Ramadã
O Ramadã começou em 13 de abril e vai até 12 de maio. Como forma de homenagear o mês sagrado do calendário islâmico, o Instagram criou stickers que geraram curiosidade em muitas pessoas.
Mas o que é o Ramadã, o que significam essas figurinhas e como funciona o jejum nesse período? Continue a leitura e fique por dentro desse assunto!
O Ramadã é o nono mês do calendário lunar
O calendário islâmico é contado pelas voltas que a Lua dá na Terra, por isso não coincide com o ano gregoriano, usado no ocidente. Sendo assim, em 2021 o mês sagrado vai de 13 de abril a 12 de maio, conforme já mencionamos.
Neste período, todos os dias os muçulmanos devem se abster de comidas, bebidas e outros prazeres entre o nascer e o pôr do sol. Com isso, a ideia é purificar corpo e mente, focando na oração, espiritualidade e caridade.
No entanto, o jejum é apenas um dos cinco pilares do islamismo. Portanto, se a prática for prejudicial à saúde, é possível substituí-la por doações de alimentos para pessoas carentes ou até mesmo cumpri-la em outro momento.
Além disso, segundo os muçulmanos, o Ramadã também remete à época em que o profeta Maomé começou a receber do Anjo Gabriel as revelações da palavra de Deus, em 610 CE (Common Era – termo muçulmano para o cristão “DC”, ou Depois de Cristo). Essas revelações, então, foram registradas no Alcorão, o livro sagrado do Islã.
O significado dos stickers
Para a homenagem, o Instagram convidou a artista Hal Al-Abbasi para criar as figurinhas temáticas com o objetivo de fazer com que os usuários participem da celebração com postagem nos stories. As figurinhas, portanto, tentam representar justamente o calendário lunar, a religião islâmica e o jejum.
- Nesse sentido, na primeira ilustração é perceptível uma mesquita com céu estrelado ao fundo, com uma lua crescente em destaque, representando o calendário lunar;
- A segunda imagem coloca em destaque a imagem da lua crescente e as estrelas, considerados os símbolos mais importantes para o islã;
- Já a terceira arte mostra um chá com tâmaras, representando a quebra do jejum.
O que é Iftar?
Iftar são as grandes refeições pós-jejum que podem começar quando o sol se põe no horizonte e duram até as primeiras horas da manhã, antes do nascer do sol. A quebra do jejum deve acontecer com tâmara ou água, mas geralmente é celebrada com a família e amigos em uma grande e farta mesa cheia de gostosuras.
Por falar em mesa farta, a abundância é essencial na culinária árabe e remete à generosidade. Você pode conhecer mais sobre essa cultura clicando aqui.