R. Kellers 95 - São Francisco | Curitiba - PR | (41) 3224-2061 | (41) 3324-5421

Fartura na mesa: a cultura culinária do mundo árabe

symbol-banner-home
header-orientearabe-blog

Fartura na mesa: a cultura culinária do mundo árabe

Abundância é essencial na mesa árabe e remete à generosidade

A culinária árabe é abrangente, saborosa e cheia de delícias, não é mesmo?! E, assim como seu idioma, que é falado de maneiras diferente nos países do Oriente Médio e África do Norte, a gastronomia também é muito distinta em diversas regiões.  

Nos pratos, por exemplo, temos o tabule, carneiro assado e falafel que são mais típicos no Líbano. Já no Marrocos, há o couscous; no Egito, temos o ful (tipo de fava) e o Koshari (à base de grão-de-bico, lentilhas e cebolas fritas). 

Apesar de elementos diferentes em cada região, uma coisa não muda: a fartura. Isso é essencial ao servir à mesa, já que abundância remete à generosidade do anfitrião. 

Entretanto, como a comida farta faz parte essência árabe, conceitos como entrada e prato principal servidos separadamente não são adotados. Com diversas travessas e panelas espalhadas pela mesa, o que importa para os árabes é a quantidade e diversidade de comida servida. O único prato que é servido separadamente é a sobremesa. 

E, para mostrar satisfação ao anfitrião, o convidado deve servir-se com muita generosidade. Comer em abundância, até satisfazer-se, é sinal de hospitalidade e gratidão pelo banquete servido. 

No Brasil

Aqui no país, para dar conta de toda a fartura da culinária árabe, pratos de diversas regiões são preparados como opções. Todos em um só cardápio, e a opção de pedi-los juntos ou separados é do cliente. Desta maneira, os amantes da cozinha típica podem fazer um roteiro gastronômico por diversas regiões do Oriente Médio e África do Norte pelo paladar. 

Quer ter uma experiência de fartura e generosidade árabe? No Oriente Árabe, o que não faltam são opções para os clientes. Além do tabule, nós temos opções frias de kibe naie (cru), fatouch e as pastas babaganuch e hommus. Já nas opções quentes, o que não falta é cordeiro. Aqui no Oriente você pode pedir somente ele com acompanhamento ou com couscous. 

Quer provar um pouco de tudo? O rodízio árabe do Oriente te dá a chance de uma experiência completa!

Não deixe de guardar um espacinho para a sobremesa! Entre as opções servidas temos folhado de nozes, namura (torta de sêmola, amêndoas e calda de flor de laranjeira) e malabie (manjar de leite com calda de flor de laranjeira). 

Sobremesa servida no Oriente Árabe, namura. Foto: Divulgação/Oriente Árabe.

Leia também