Dicas de pastas árabes para refrescar seu dia
O verão 2020 só começa oficialmente em 21 de dezembro, mas as temperaturas cada vez mais altas já começam a diminuir a vontade de comer refeições muito pesadas. Por isso, a comida árabe também é uma ótima escolha para esta época do ano!
Com ingredientes leves como alface, tomate, berinjela e hortelã, os pratos tradicionais crus e gelados são perfeitos para uma refeição bem refrescante e equilibrada. Você pode conhecer algumas das opções disponíveis no Oriente Árabe lendo o artigo que traz dicas de pratos para pedir no delivery.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre o hommus, a coalhada e o babaganuch. Além de serem leves e saudáveis, essas pastas servem como deliciosos acompanhamentos para pães, torradas, saladas e outras receitas. Confira!
Hommus
Preparado com grão-de-bico e tahine – uma pasta de gergelim temperada –, o hommus tem origem milenar. Segundo historiadores, a primeira menção a respeito desse prato data de 400 a.C, atribuída a Sócrates e Platão. Mas as primeiras receitas do grão ou de tahine são registradas em livros de culinária do século VIII.
Porém, o prato só ganhou popularidade na Europa e nos Estados Unidos por volta dos anos 1980. E pra se ter uma ideia, somente na Grã-Bretanha, por exemplo, são consumidas 12 mil toneladas de hommus por ano.
Entre os benefícios à saúde, o hommus é conhecido por ser rico em fibras, proteína, ferro e vitamina B, além de ser extremamente saudável especialmente para veganos e vegetarianos, já que é capaz de suprir vitaminas que estão na carne. O hommus também é considerado um antidepressivo natural, oferecendo sensação de bem-estar e liberando serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade.
Coalhada
Também conhecida como labneh, além de ser a queridinha de muitas pessoas que buscam por uma alimentação saudável, a coalhada seca também tem origem milenar. Inclusive, a coalhada seca é tida como o primeiro alimento transformado que se tem notícia na história de toda humanidade.
Normalmente usada em pães, doces, molhos, frutas e pratos doces e salgados, trata-se de uma espécie de leite fermentado com elevado valor biológico. Às vezes, essa pasta levemente azeda chega até a ser encaixada na categoria dos queijos.
Seu consumo regular pode trazer uma série de benefícios para a saúde, pois é rica em cálcio e fósforo, além de auxiliar na prevenção e combate à gastrite e no ganho de massa muscular. Por fim, é importante destacar que pessoas com intolerância à lactose normalmente conseguem comer coalhada sem sentir desconforto, pois a maior parte da lactose é consumida pelas bactérias que fermentam o leite durante o processo de produção.
Babaganush
Fechando o trio das pastas árabes adoradas pelos brasileiros, a babaganush é feita com purê de berinjela grelhada na brasa e tahine. No Líbano, por exemplo, costuma ser servida como uma entrada ou como um aperitivo. Já no Egito, é servida principalmente como um acompanhamento de outros pratos, como se fosse uma salada.
Além de refrescante e deliciosa, a pasta de berinjela é rica em nutrientes, baixa em carboidratos, e fonte de magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Já as principais vitaminas presentes na berinjela são as vitaminas A, B1, B2 e C. E pra finalizar, também é um alimento rico em água e fibras, que auxilia no trânsito intestinal.
Aqui no Oriente Árabe, você tem a opção de provar todas as pastas no nosso Combo Frio. Outra opção é pedir as porções individuais de cada uma delas. Venha experimentar em nosso restaurante ou peça no delivery.
Você pode baixar o aplicativo clicando AQUI ou então procurando por “Oriente Árabe” na PlayStore. Se preferir, compre direto pelo orientearabe.com.br, clicando em PEDIDO ONLINE, no canto superior direito de sua tela e ganhe 20% de desconto na primeira compra usando o código “CUPOM20” até 31/12/2020.