R. Kellers 95 - São Francisco | Curitiba - PR | (41) 3224-2061 | (41) 3324-5421

Como o conceito de Comfort Food se aplica ao Oriente Árabe

symbol-banner-home
header-orientearabe-blog

Como o conceito de Comfort Food se aplica ao Oriente Árabe

O termo comfort food reúne as palavras “conforto” e “comida” em inglês e, em português, muito chamam de comida afetiva. Sabe aquele sabor que remete à infância, uma receita da mãe, da avó, da madrinha ou de alguém especial? Ou até mesmo uma comida que tenha o cheiro de alguma lembrança escondida em nosso cérebro? E não são apenas esses dois sentidos que nos despertam essa sensação: as cores do ambiente e a estrutura do restaurante também entram na lista.

De forma resumida, pode-se dizer que o comfort food é um movimento que vai contra a mecanização no preparo e na forma de consumir alimentos. Comer rápido demais pode não ser saudável e trazer desconfortos, assim como não prestar atenção na comida e no próprio ato de se alimentar. Ou seja, trata-se de uma espécie de reverência às coisas mais simples da vida.

A seguir, veja como o Oriente Árabe se encaixa nesse conceito!

Sabores e cheiros que remetem à infância

O Oriente Árabe tem como pilares a tradição, ingredientes especiais e atendimento primoroso desde a sua fundação, em 1969. Além disso, a comunidade árabe é uma das mais populosas etnias estrangeiras em Curitiba.

Mesmo que o tempo passe, modificando seus hábitos alimentares, o aprendizado alimentar da infância é muito forte. Então, ainda que você esqueça o sabor de determinado prato, seu cérebro reconhece que ali está um cardápio conhecido. Então, se na sua infância –  nos últimos 52 anos – você chegou a experimentar algumas das receitas do mais tradicional restaurante árabe de Curitiba, provavelmente o temperinho especial do Oriente traz algum sentimento de acalento.

E mesmo que o restaurante em si não tenha feito parte da sua infância, os pratos simples e aconchegantes remetem a tempos felizes. Portanto, para um descendente de árabe, por exemplo, o hommus pode ser o alimento que remete às tardes de domingo na casa dos avós.

Ambiente aconchegante

Os restaurantes que apostam no comfort food possuem uma estrutura intimista para que  você se sinta, realmente, como se estivesse em casa. Isso é muito explorado na culinária estrangeira, pois os imigrantes sabem que existe uma parcela significativa de pessoas que, assim como eles, sente saudades de casa. 

Nesse sentido, além das comidas por si só que despertam o olfato e o paladar, a visão também é poderosa para reavivar as memórias. Por isso, escolhem uma arquitetura que lembra os locais mais importantes da infância. São as cores das paredes, móveis de madeira e objetos decorativos que despertam a memória.

Padrão de cozinha

Por fim, uma das principais características do comfort food é que os pratos tenham aparência e aroma de comida caseira, pois a ideia é transmitir a sensação que foi preparada por alguém especial. E, de fato, no Oriente Árabe, a Suzi – cozinheira chefe do restaurante – é filha da casa há mais de 25 anos. Com os saudosos Faissal e Dona Nura aprendeu seu ofício, truques, dicas e técnicas culinárias. Hoje é responsável pelas receitas e sabores tão especiais do Oriente e mantém o padrão da cozinha que há quase 53 anos atende a gerações de famílias Curitibanas.


Peça um comfort food do Oriente Árabe diretamente em sua casa. Clique aqui e veja em quais apps você pode encontrar o restaurante.