Turismo, gastronomia e entretenimento? Conheça onde encontrar em Curitiba
Curitiba é uma das capitais brasileiras que atraem mais turistas ao longo do ano. Seja pela sua beleza, parques verdes, clima ou gastronomia, o fato é que a capital paranaense é destino certo de estrangeiros e brasileiros. Que tal então conhecer um lugar para aliar turismo, gastronomia e entretenimento?
Esse lugar existe sim e ele é o Centro Histórico de Curitiba. Um dos pontos preferidos de turismo na cidade, ele é parada obrigatória. Sendo turista ou curitibano, vale a pena tirar um final de semana para se perder pelas ruelas, descobrir monumentos e histórias de vários lugares. E é por lá mesmo que também transborda a gastronomia e o entretenimento.
O Oriente Árabe é um dos restaurantes mais tradicionais do local. Instalado desde 2003 em um casarão com uma vista linda para a Praça Garibaldi, Relógio das Flores e Palácio Garibaldi, o local tem muito mais cultura do que se pode imaginar. Ele já acumula quase 50 anos de funcionamento e foi idealizado e inaugurado por Mohamed Moukhles Jamil Abdul Hak e sua esposa Noria Heraki Abdul Hak, que vieram da Síria para o Brasil no ano de 1950.
O cardápio, que serve as delícias da gastronomia árabe, teve pouquíssimas alterações desde então, mantendo a tradição e originalidade das receitas da dona Noria. Foi ainda o filho do casal, Faissal Abdel Hak, que trouxe outra inovação à frente do negócio que é sucesso até os dias atuais.
O Oriente Árabe foi o pioneiro em trazer apresentações de dança do ventre. “As dançarinas eram trazidas de São Paulo porque Curitiba não tinha artistas qualificadas para apresentar a dança típica”, conta Fernando Portella, atual administrador da casa que mantém a tradição das noites de sábado. O couvert é gratuito e o estacionamento também.
Então já sabe. Está em Curitiba e procurando o que fazer no final de semana?
Veja nossa sugestão de roteiro:
A região concentra muitas atrações e o divertido é realmente fazer a pé. Dentre os locais para visitar estão o Museu Paranaense, que foi o primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil, a Mesquita Árabe, que fica logo ao lado e ainda a Praça João Cândido, que guarda vestígios dos primórdios de Curitiba, com os muros de uma igreja inacabada dedicada a São Francisco de Paula e iniciada no começo do Século XIX.
Mais à frente você encontra o Palácio Garibaldi, construção, iniciada em 1887, com uma fachada com estilo neoclássico. O local já foi sede do Tribunal Regional Eleitoral e Palácio da Justiça. Em 1988 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná e até hoje recebe muitos eventos. Vale também uma espiadinha no Relógio das Flores, um presente que a cidade ganhou de joalheiros em 1972. Possui oito metros de diâmetro e as flores que compõem os números são trocadas a cada estação do ano.
Tem ainda a Igreja do Rosário, que foi a segunda da cidade e construída por escravos em 1737. Mais pra baixo ainda se encontram o Memorial de Curitiba, Casa Romário Martins, Catedral de Curitiba. Se sobrar fôlego não deixe de ir ao Solar do Barão, que fica no lado oposto da Catedral, mas que abriga importantes e tradicionais centros artísticos: Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, Gibiteca, Sala SCABI, Loja da Gravura, entre outras opções.
Depois de toda essa andança a fome vai estar apertada. Volte ao início, sente no Oriente Árabe para desfrutar de uma bela vista de tudo que contemplou e ainda da melhor gastronomia árabe da cidade. Olho no relógio! A partir das 20h você ainda contempla e um show de dança do ventre gratuito.