Conheça a história da imigração árabe em Curitiba
Kibe, charuto, tabule, homus, kafta, carneiro, mjadra… Certamente você já se deliciou com pelo menos algumas dessas comidas na sua vida. Afinal, os brasileiros e os árabes têm alguns costumes em comum, como fartura na mesa e o prazer em estar junto e receber bem.
Além disso, você sabia que a comunidade árabe é uma das mais populosas etnias estrangeiras em Curitiba? Mas como e quando os primeiros imigrantes árabes chegaram à cidade?
Continue a leitura e entenda mais sobre a presença e contribuição dos árabes à cultura e ao desenvolvimento da capital do Paraná!
Os primeiros árabes
Os imigrantes começaram a chegar ao Brasil no final do século XIX, vindos, majoritariamente, da Síria e do Líbano. A maioria chegava via Porto de Santos e depois, se dispersava para as várias regiões do país. Segundo a Associação Árabe de Beneficiência (Saben), existem relatos de que o primeiro árabe chegou ao Paraná em 1878.
Esses imigrantes desejavam concretizar grandes sonhos, como a possibilidade de trabalhar e progredir no comércio, por exemplo. Esse fato culminou na consolidação de uma forte comunidade árabe no Estado, sobretudo em Curitiba.
Relacionamento com os brasileiros
A característica hospitaleira do árabe e a excelente receptividade do povo local facilitou muito o relacionamento. Mas para não perderem sua cultura e seu credo, os imigrantes formaram associações religiosas, culturais e beneficentes. Por exemplo, a Igreja Ortodoxa Síria, o Clube Sírio-Libanês, a Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná e a Mesquita de Curitiba, entre outras.
Nestas instituições, os árabes reproduziam o modo de vida de suas terras, matavam a saudade e ajudavam uns aos outros, especialmente com acolhida familiar. Essa integração das tradições árabes ao dia a dia de Curitiba pode ser notada, inclusive, na apreciação da comida árabe.
Culinária árabe em Curitiba
Entre as pessoas mais importantes por tornarem a gastronomia árabe popular na cidade estão os sírios Mohamed Moukhles Jamil Abdul Hak e Noria Heraki Abdul Hak. O casal chegou a Curitiba em 1960 e, nove anos depois, inaugurou o Oriente Árabe, na Rua das Flores, com o objetivo de difundir a cultura e a culinária árabe.
A cidade acolheu muito bem a cultura e gastronomia árabe e, pouco a pouco, o restaurante foi crescendo. Em 2003, o Oriente Árabe mudou-se para seu atual endereço, no Largo da Ordem, coração do Centro Histórico de Curitiba. E, ano após ano, vai se consolidando na história da gastronomia típica da cidade.
Se quiser conhecer o espaço, o atendimento funciona das 11h às 23h (terça a sábado) ou das 11h às 15h30 (domingos). Além disso, você também pode pedir sua comida pelo delivery, telefone ou online. Clique aqui e confira o cardápio!