Conheça cinco curiosidades sobre o idioma árabe
Composto por mais de 20 países e mais de 200 milhões de pessoas, o mundo árabe é rico em sua cultura. Sempre falamos aqui sobre as delícias da culinária desse povo, mas as curiosidades vão além do cardápio. Por isso, selecionamos cinco curiosidades sobre o idioma árabe. Confira:
1 – O árabe é o idioma oficial de 26 países! É uma das línguas mais faladas do planeta e possui mais de 280 milhões de falantes nativos.
2 – Existem duas formas de linguagem: o árabe clássico e o popular. O clássico nasceu na antiga tradição de literatura oral dos povos nômades pré-islâmicos e também representa a língua sagrada do Islã. É nesta língua que o povo reza o Alcorão. Já o árabe popular é uma língua normativa, utilizada nas conversas e nos meios de comunicação.
3 – Muitas palavras da língua portuguesa têm origem no árabe. E, algumas delas, relacionadas à alimentação como azeite (az-zayt, substitui óleo, óleo de oliva), açúcar (as-sukar, areia branca), açougue (as-suk), laranja (naranj deriva do Persa naräng) e salada (salata).
4 – A língua árabe possui 28 letras básicas com uma variedade de caracteres especiais e acentos vogais. Outra curiosidade é que sua escrita é feita da direita para a esquerda. Chamado de abjad, esse sistema é feito somente com consoantes, deixando para o leitor a tarefa de complementar com a vogal correta. Dessa forma, a linguagem árabe fica aberta à interpretações quando é traduzida.
5 – Enquanto na maioria dos idiomas existe o singular e o plural, a linguagem árabe inclui um terceiro número: o dual. De acordo com os linguísticos, se utiliza o dual para se referir a duas unidades. Para formá-lo precisa adicionar ān ou –ayn ao nome no singular. O dual é uma flexão gramatical de número (como o singular e o plural) que indica um conjunto de duas coisas, como seres ou entidades.
Aprender a língua árabe não é das tarefas mais fáceis, inclusive, é considerado um dos seis idiomas mais difíceis de aprender! Mas, com vontade e paciência, é possível saber ainda mais sobre esse idioma curioso e cheio de cultura.
Aproveita e vem saber mais sobre dança do ventre!